29 de jul de 2010

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

ACHEI MUITO INTERESSANTE E ESTOU REPASSANDO

Nessa era, só sobrevive quem realmente entende o verdadeiro valor do cliente. Hoje atender bem é questão de sobrevivência para as empresas. Atualmente, a qualidade no atendimento é um diferencial possível e ao alcance de todos.




Houve um tempo em que se dizia a propaganda era a alma do negócio. Não tirando esse mérito da frase, a propaganda tem suas vantagens, mas a na prática, a propaganda atrai e o atendimento vende. Essa é a nova ordem. O atendimento sim é a alma do negócio. O bom atendimento gera a mais forte das propagandas: o boca a boca.



Muitas vezes o atendimento é confundido com tratamento.

As duas coisas são complementares, mas o bom atendimento vai além. Trata -se de um processo e como tal deve ser contínuo, permanente, envolver várias etapas e pessoas. Atender não é simplesmente realizar uma operação ou transação é, sobretudo gerar um relacionamento.



O tratamento está diretamente ligado a cordialidade, educação, ou seja, comportamentos e atitudes que acompanham o vendedor desde criança, normalmente passados pelos pais.



Já o atendimento tem relação direta com a compreensão do problema do cliente, apresentação de soluções, fechamento da venda, enfim, envolve técnicas de vendas; técnicas essas que podem ser aprendidas com cursos, treinamentos, capacitações.



Um bom atendimento, acompanhado de um tratamento cordial gera satisfação e em muitos casos o encantamento. Trabalharemos essa relação da satisfação com o encantamento mais para frente, em outras postagens.



Cliente satisfeito fala muito bem para algumas pessoas sobre a experiência que teve com determinada loja, marca ou vendedor. O desafio da maioria das empresas focadas em crescimento no mercado é sair do foco no produto, e migrar para o foco do cliente, ou seja, compreender o que o cliente espera como benefício daquela loja ou daquele produto. Dessa forma ele conseguirá oferecer soluções realmente eficientes, muitas vezes através de produtos que o cliente nem sabia que existiam no mercado.



A ambientação do lugar é importante, porém a hora da verdade está ligada com quem mantém algum contato com cliente, seja para vender , informar ou receber. Receber dinheiro, sugestões e reclamações.

Nessa hora você é a empresa. É por você, que o cliente tem a primeira impressão da empresa. Lembre –se, a primeira impressão é a que realmente fica e você não terá a segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.

Sociabilidade, rapidez, clareza, saber ouvir e conhecer o que se vende, são atitudes que se completam num bom atendimento.



Então, lembre -se de tudo isso na hora que o cliente chegar à sua empresa, e boa sorte!

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