27 de abr de 2012

21 conselhos das Universidades de Medicina: HARVARD e CAMBRIDGE


As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :
01- Um copo de suco de laranja

Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café   (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
 
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.
04- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.05- Adotar a regra dos 80%: Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
06- LARANJA o futuro está na laranja,
  que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris
 .   Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
   Mas escolha as pizzas de massa fininha.  O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e mais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente . As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória
...   Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...  Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.11- Usar fio dental e não mastigar chicletes .     Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.12- Rir.   Uma boa gargalhada é um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.   Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação
.     Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.  Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.   14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.    Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .
15- Desfrutar de uma xícara de chá.   O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação
. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas.  Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.   
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche
.   Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, outras vantagens são conseguidas atráves de verduras frescas.18- Reorganizar a geladeira .   As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.  Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em uma vasilha escura e bem fechada.19- Comer como um passarinho.   A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.  E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- Uma banana por dia quase dispensa o médico.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então: é ou não é um remédio natural contra várias doenças?
21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:  
-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

- pensar positivamente .  
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,  que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- ser sociável
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

 - conhecer a si mesmo .  
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter'  têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...
'Não parece tão sacrificante, não é verdade?  Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos.

21 de abr de 2012

Sou PREVIFORTE! Sou Ilma Peres, Conselheira da ANABB, eleita pelo voto dos colegas, guerreira, que ama viver e ser útil. .


Sou PreviForte porque o perfil dos seus candidatos forma o melhor conjunto para gerir a PREVI e consequentemente, garantir minha aposentadoria. Capacidade, experiência no banco e fora dele, transparência e muita competência e garra para chegar na frente e tocar o barco .
E mais, está na Chapa 2 uma das mulheres mais guerreiras e idealistas que conheço. Tenaz defensora das causas dos funcionários na Previ e Cassi, sejam eles ativos, aposentados ou pensuionistas.
Elaine Michel – nada mais, nada menos do que a mulher que enfrentou o time do Walmir Camilo e provocou a resposta favorável dos nossos colegas à mudança da ANABB, através do voto. Ela lutou, foi humilhada e agredida, mas resistiu e hoje, humildemente, numa atitude de nobreza, vem engrandecer a Chapa 2, como Conselheira Consultiva.
E na Chapa 2 tem também a Isa Musa. A mineira, poeta, cronista, guerreira e defensora de todas as nossas causas. Isa não deixa nada sem resposta. Isto, sem falar de Arnaldo Vollet, um executivo e gestor de mão-cheia, super preparado para o cargo de Diretor de Seguridade na Previ.
E a Rosinéia, a Vera Melo, o Airton, o Pólvora, o Clemiton, Odilon Gama e o Santiago, sem comentários.
Está perfeita a Chapa 2. Esta turma me deixa tranquila de que meu patrimônio e minha aposentadoria serão garantidos e minhas causas defendidadas com competência e transparência.
É isso aí, sou PREVIFORTE sim senhor, com muito orgulho!

18 de abr de 2012

A FORÇA FEMININA DA CHAPA 2 - PREVI FORTE - Por Aldo Alfano


                                                                    Nossas "Marias"

Se fossemos escolher um fundo musical para a nossa Chapa 2 – PREVI FORTE, certamente seria a bela canção “Maria Maria” do mineiro Milton Nascimento.

Essas nossas mulheres maravilhosas são a síntese do espírito de bravura que “Maria Maria” reverencia. Elaine, Isa Musa, Rosinéia e Vera são nossas guerreiras que nos trazem “o dom, uma certa magia e a força que nos alerta”. 

Talhadas nas lutas pelo funcionalismo reúnem a sobriedade e experiência da Isa Musa, o entusiasmo da Rosinéia, a competência de Elaine e o brilho da Vera.

São nossos “som, cor, o suor e a dose mais certa”, de uma gente que vive para lutar e sabe como ninguém “que é preciso ter força, é preciso ter raça, ter gana sempre”, para persistir nas lutas em meio a toda sorte de adversidades, em cenários políticos desfavoráveis, enfrentando a opressão dos poderosos e a omissão dos que não mais acreditam em mudanças e, sem fé, não se mexem. 

Nossas meninas maravilhosas sabem que “é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre, pois quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida....”.

E com essa fé na vida, com essa disposição de lutar sem perder a graça e a ternura que nossas “Marias” se lançam na campanha da nossa Chapa 2 – PREVI FORTE. 

Com a delicadeza das "Marias", mas com a determinação dos que sabem que as mudanças necessárias não caem dos céus como bênçãos, mas são conquistadas com trabalho, dedicação e coragem. 

E coragem, meus amigos.... Nossas "Marias" têm de sobra.

Aldo Bastos Alfano – aposentado e apoiador da Chapa PREVI FORTE.

15 de abr de 2012

CATEQUESES PARA JOVENS E ADULTOS


"Desperta tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te dentre os mortos... Tu que foste criado à minha semelhança..."
    (homilia no grande sábado Santo)


Padre Pedro, e a equipe de catequistas itinerantes convidam para participar dos encontros catequéticos que acontecerão nos meses de Abril, Maio e Junho para formação da 2ª Comunidade Neocatecumenal de Paiçandu.

Datas: a partir do dia 30 de Abril
          Somente nas segundas e quartas
Horas: às 20:00
Local: Na Igreja Matriz Santo Cura D'ars


                                                    Paróquia Santo Cura D'ars
                                                        Paiçandu - Abril 2012

10 de abr de 2012

CHAPA 2 - PREVI FORTE - Com a palavra Hermínio Sobrinho


Independência, apartidarismo, transparência e ética são fundamentos da nossa Chapa, coerentes com o histórico funcional do grupo de colegas que – estimulados por entidades altamente representativas da comunidade BB – se uniu para oferecer uma alternativa nova, segura e comprovadamente profissional para gerir o futuro da PREVI.
A incerteza e a perplexidade que tomaram conta de todos nós frente ao cenário nacional, onde proliferam denúncias e comportamentos antiéticos, exigem uma ação decidida para fazermos prevalecer os valores que formaram nossa imagem de funcionários e cidadãos conscientes.
Para garantir total proteção contra pressões patronal, político-partidária ou de grupos sectários, todos os cargos da PREVI FORTE são integrados por colegas independentes e compromissados com os destinos da PREVI.
Qual a PREVI que queremos? Confira nossas propostas e compromissos. É com você, meu caro associado, o nosso compromisso maior.
Contamos com o seu voto e a sua confiança.
Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada. O destino é uma questão de escolha.
VOTE CHAPA 2 – PREVI FORTE.
UMA PREVI FORTE PARA VOCÊ.

Hermínio Sobrinho
Candidato a Conselheiro Deliberativo-Suplente