24 de ago. de 2011

Ministra apresenta plano de ações para pessoas com deficiência em reunião do Conade

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário,  estiveram presentes na 75ª reunião do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), nesta sexta-feira (19/8). Durante o evento, Hoffmann apresentou o eixo do plano de políticas para as pessoas com deficiência que está sendo elaborado pelo governo.  O plano mobiliza 14 ministérios e deverá ser lançado em setembro.
Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, a presença da ministra-chefe da Casa Civil simboliza a prioridade que as pessoas com deficiência representam para o governo federal e a presidenta Dilma Rousseff. “No coração do governo, está também a atenção, a inclusão e os direitos humanos da pessoa com deficiência.”
Durante a reunião, os conselheiros apresentaram sugestões ao plano, que deverá ser validado pelo Conade, após ser finalizado. Como fez questão de salientar a ministra-chefe da Casa Civil, sua participação na reunião foi mais para ouvir do que falar.  “Estamos elaborando um plano para a pessoa com deficiência, com o objetivo de agregar todas as ações já existentes no governo, mas também ampliá-las”, informou.
Segundo ela, o objetivo foi levar preliminarmente ao Conade o que foi pensado para que as ações sejam uma resposta efetiva às necessidades da sociedade. O plano está agrupado em quatro grandes áreas: Acesso à Educação e ao Trabalho;Prevenção, Tratamento e Reabilitação; Inclusão e Promoção Social; e Acessibilidade Física e tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário