8 de fev. de 2011

"DISCURSO GISELLA ZANIN - 29-01-2011

A grande mestre e Doutora não fez apenas um discurso de formatura. Deu foi conselhos para a vida de todos os presentes e para quem ler.


DISCURSO PARANINFA GERAL – 29/1/2011

Meus Caros Afilhados, boa noite!!

Ao entrar neste recinto, confesso que a emoção tomou conta e foi difícil conter as lágrimas, ao ser recebida pela Andressa e o Marcos. Emoção pela linda homenagem e por ser neste local que foi projetado pela minha irmã (Profª Drª Marcela Zanin Meneguetti).
Se hoje estou aqui é porque sempre contei com Deus em minha vida, e com o exemplo, o incentivo e o apoio incondicional de meus pais e familiares, dos amigos, dos colegas e principalmente o carinho e o incentivo de vocês, caros afilhados. É muito bom conviver com vocês!!
Ao receber o convite para ser Paraninfa Geral fiquei muito surpresa e feliz. Afinal, na minha trajetória são 41 anos na UEM, de dedicação, amor e paixão pelo que faço. Foram 6 anos como aluna de graduação e 35 como professora. Provavelmente, poucos os graduados em EQ pela UEM que não foram meus alunos. Tenho a certeza que ajudei a construir, com meu trabalho e dedicação, a história da UEM, a história da melhor Universidade do Paraná!! Posso dizer com convicção: Cumpri a minha missão!
Orgulhem-se muito, vocês são graduados por uma Universidade jovem (41 anos) que com muito esforço, empenho e dedicação dos professores, servidores, e alunos construíram e constroem a UEM. Vocês são parte dessa história. Lembrem-se disso!!
De coração agradeço essa homenagem, que continua uma antiga tradição acadêmica. Que os tempos modernos não substitua ou deixe no esquecimento a figura do Paraninfo, que nasceu juntamente com as primeiras Universidades européias. O paraninfo é o professor a quem incumbe a última lição e o amigo a quem cabe o primeiro conselho. É aquele, que à semelhança do padrinho, tem por missão: ACOMPANHAR, PROTEGER e FELICITAR seus afilhados. Tentarei exercer essa missão.
ACOMPANHAR e PROTEGÊ-LOS não é uma tarefa fácil, aliás, diria que está além de minhas limitadas possibilidades. Para não fugir da responsabilidade atribuída pela tradição, vou abordar alguns dos princípios que pautaram minha vida até aqui, e que julgo  importantes para o Sucesso e a Felicidade da nova etapa da suas vidas, que inicia nesta noite. Noite que reúne a alegria pela graduação e a tristeza da despedida dos colegas e amigos... Saudade....

Para ACOMPANHAR vocês há palavras que espero estejam sempre presentes em suas vidas. São elas:
FÉ: nunca deixem de ter fé num Deus criador, que os acompanha e protege. Que sempre aponta o melhor caminho a seguir, embora, às vezes não seja exatamente aquele que desejamos. Confiem! Pois Ele sabe o que é melhor para nós, naquele momento!

Acreditem sempre!

SONHO/ESPERANÇA: sonhar com dias melhores; com um país onde não existam tantas desigualdades sociais; com uma vida digna para todos; com um mundo menos violento; e mais PAZ... Para transformar esses sonhos em realidade, cada um deve fazer a sua parte. Como exemplo, a colméia, onde cada abelha faz sua parte e juntas produzem o mel. Não deixem o sonho e a esperança morrerem, pois se isso acontecer a vida já deixou de existir. Façam a sua parte!! Sonhem!

ÉTICA: não seja o dinheiro o centro de sua vida e carreira. Ele virá como consequência de atitudes pensadas e executadas com ética e responsabilidade. Aja sempre de acordo com a sua consciência e não sejam atraídos somente pelo dinheiro.
Ele traz o bem estar, mas sozinho não traz a felicidade. Vale mais a consciência tranquila, do que todo o poder e dinheiro do mundo. Vale mais deitar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos. Não se deixem corromper!!

RESPONSABILIDADE: ao aplicarem os conhecimentos façam-no sempre com muita responsabilidade, preocupados com o ser humano e com a natureza. Quantas tragédias poderiam ser evitadas se os profissionais fossem mais zelosos, se não se deixassem corromper pelos interesses gananciosos de alguns poucos! Quantas vidas poupadas!
Sejam éticos!! Sejam responsáveis!! Vamos mudar esse País!!

PACIÊNCIA: tudo tem seu tempo! Espelhem-se no exemplo do agricultor que planta as sementes e deve esperar que germinem, que a planta cresça, produza frutos para então ceifar. Não adianta puxar o broto para tentar acelerar o processo. A planta será rancada e não mais produzirá frutos. Michelangelo demorou 16 anos para pintar a  Capela Sistina! Muitos de vocês passaram pela angústia de não conseguir rapidamente o estágio, a exemplo do Rafael, do Natanael, do Danilo, da Juliana só para citar alguns. Os dias passando... Minha resposta era: tenham fé... calma... paciência... Hoje vocês estão aqui!! O mesmo para a Nati, o Fred e o João quando desanimavam com os longos experimentos no laboratório de pesquisa. Paciência... Calma... Tudo tem seu tempo!!

PAIXÃO: amem a profissão que vocês escolheram até a loucura! Tenham sempre esse fogo interior bem vivo, caso contrário o trabalho será um fardo pesado para carregar.
Levem sempre esse sentimento com vocês, assim tudo será prazeroso, agradável, e as recompensas certamente virão! Existe sensação mais gostosa do que aquela que sentimos quando concluímos uma tarefa, seja uma prova, um projeto, uma obra concluída, um negócio, uma equação deduzida, um fenômeno explicado, uma reação bem sucedida, uma planta que cresce, um animal que nasce... Tenho a certeza que vocês sentiram isso muitas vezes ao longo desses anos aqui na UEM! O prazer do dever cumprido é impagável. Se estiverem desmotivados, respirem fundo, arregacem as mangas e mãos à obra! Busquem com paixão os seus sonhos!!

HUMILDADE e AMOR: duas virtudes imprescindíveis para sermos felizes! Sejam mansos e humildes de coração. Ame o próximo como a você mesmo! Assim certamente serão bem sucedidos em sua longa jornada. De que adianta falar todas as línguas, ter todo conhecimento, se não houver amor no coração!

A segunda atribuição do Paraninfo é PROTEGER, e uma vez que não posso PROTEGER cada um de vocês pessoalmente, delego essa incumbência aos pais e familiares que sempre terão uma palavra alentadora. De minha parte, tenham a certeza que estarão sempre presentes em minhas orações como “ os Afilhados 2010”.

A terceira missão do Paraninfo é FELICITAR vocês, o que é muito fácil, agradável e não me exige esforço. Parabéns pela conquista. Tenham sucesso! Sejam felizes!

Uma última RECOMENDAÇÃO: busquem sempre o conhecimento. A atualização constante, em nossos dias, é a mola impulsora do avanço tecnológico, econômico e social. Estejam alertas e procurem sempre expandir os horizontes. Usem o seu talento e conhecimento para o BEM, sem nunca desperdiçar o dom especial que vocês receberam lá de cima Não se acomodem!! Estudem!! Leiam!! Atualizem-se!!

PAIS e FAMILIARES: orgulhem-se de seus filhos, olhem por eles, estejam sempre presentes! É muito importante contar com esse apoio e incentivo. Parabéns pela conquista, pois ela também é sua.

Caros afilhados, como disse o Presidente Kennedy em seu discurso de posse, nunca perguntem: “O que meu país pode fazer por mim?, mas sim: O que posso fazer pelo meu país”? Isto se aplica para qualquer situação: emprego, família, amigos...

Afilhados, gostaria muito de abraçar cada um de vocês, seus pais, familiares e amigos.... Daqui vai o meu abraço fraterno e os votos sinceros de muito, mas muito Sucesso!!
Amanhã é um novo dia e uma nova etapa se abre em seu caminho. Sigam em frente sem jamais abandonar a Fé, a Esperança, o Sonho, a Ética, a Responsabilidade, a Paciência, a Paixão, a Humildade e o Amor. Tenham sempre um sorriso nos lábios, mesmo nas adversidades, e a Paz no coração. Até breve!!

Sejam Felizes!! Que Deus os abençoe e os guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário