28 de fev. de 2010

"QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA"

Inteligente mesmo é essa coisa de viver, porque um belo dia se aprende.


Aprende que não adianta se importar, algumas pessoas não vão te amar. Talvez, você chore por isso, mas a vida vai mostrar que ela tem suas razões.

Aprende que todo mundo vai embora, mais cedo ou mais tarde.

Aprende que algumas coisas precisam acontecer para que se fique mais forte. Você compreende que força não é o quanto você consegue derrubar e sim até que ponto se é capaz de resistir.

Entende que sempre há duas opções: a certa e a errada, a primeira em sua maioria, dói no início e

alivia no final. A segunda inverte a lógica das coisas, sacia a vontade e acalma na hora do desejo, mas a tormenta vem logo pela manhã. O tempo ensina a dizer não para as coisas efêmeras, e escolher o caminho onde a paz é a recompensa e não um sacrifício. Conseguimos assumir de uma vez por todas o controle sobre o coração, e isso não significa autonomia para escolher por quem vamos nos apaixonar, mas para podermos escolher por quem vamos sofrer. Hoje em dia é assim, deixo doer, no máximo três dias e depois, acabou a festa coração, hora de levantar e encarar a rotina. Dá até para determinar quem fica e quem sai, é só analisar o que é bom pra gente e evidenciar a coragem das escolhas. Nem tudo que a gente quer, que a gente insiste é sadio para a nossa vida, às vezes o hábito nos trai e necessidade mesmo é só o amor.

Se você não conseguir se apaixonar por ninguém, então apaixone-se por você, é melhor ainda.

Quando a vida for tão simples quanto parece, você vai entender o quão inteligente é essa coisa toda de aprender.

25 de fev. de 2010

"A Justiça é cega...Mas a injustiça não!!!"


Não é difícil perceber que há um grande desequilíbrio e que as coisas não estão bem. Eu sei disso, mas acho que pra mim, isso afeta meu lar, se eu parar pra pensar nesse momento, porque está acontecendo agora mesmo! No mesmo instante que você tem uma geração que se diverte a reality shows na TV, que pra ser honesta, de real não tem nada! Enquanto isso uma criança está sendo prostituída a portas fechadas, tendo sua inocência roubada! Não é justo que nós possamos consumir

qualquer oferta material a nossa frente, enquanto o órfão e a viuva são excluídos que qualquer dignidade de vida, porque eles são vitimas de um conflito que simplesmente não é deles! Não é justo que uma geração esteja aumentando seu quadro de obesidade, enquanto que diariamente 30 milhões de pessoas morrem por falta do que comer! Não é justo, que não vejamos problemas em pagar 3 ou 4 reais reais por uma água de torneira filtrada em uma garrafa com o rótulo bacana, enquanto existem comunidades inteiras que sofrem com doenças, porque a unica água que ele têm acesso é parada e poluída! Não é

justo que podemos cantar, dançar e pular em liberdade, ao mesmo tempo que os

escravos permanecem cativos, fora de nossas vidas, fora de nossos pensamentos! Não é justo que podemos sentar e assistir o noticiário da noite no conforto de nossas salas, e sentir pena daqueles que sofrem por causa de uma tempestade, um terremoto ou uma enchente, e simplesmente sentir pena dessas pessoas, e então mudamos de canal pra assistir uma novela. É justo passar por um sem-teto e não lhe darmos nada com a desculpa de que ele irá gastar tudo com bebida ou cigarros ou mandá-lo levantar e arrumar um emprego? Quem somos nós para julgar o alcoólatra ou a prostituta, o viciado ou o criminoso como se fôssemos melhores que eles? Quem somos nós para esquecer o injustiçado, ou o oprimido ou o marginalizado, enquanto corremos atrás de nossos próprios sonhos? Nós vemos esse desequilíbrio e pensamos: "Cara, isso não tá certo! Isso não é justo!" Mas permanecemos alheios a tudo isso, porque, para nós, fazer alguma coisa nos trará algum custo. E é assim que tudo termina. Então talvez seja justo afimar que quando ignoramos a prostituição infantil, estamos na realidade emprestando nossa mão para seu abuso! Quando ignoramos o órfão ou a viúva em seus sofrimentos, estamos acrescentando-lhes dores! Quando ignoramos o escravo que permanece cativo, somos nós que estamos escravizando! Quando nós nos esquecemos do refugiado, somos nós que o desabrigamos! Quando decidimos não ajudar o pobre e o necessitado, estamos roubando-lhes! Talvez a única coisa justa a dizer, é que quando esquecemos o que os mandamentos dizem sobre isso, estamos abandonando OS NOSSOS!

"Hoje Amanheci ESCAFANDRO...Mas quero terminar o dia BORBOLETA"

Algumas questões do dia dia, fazem-me nesta manhã de 25/02/2010, acordar ESCAFANDRO, mas tenho certeza de que Deus me iluminará e me ajudará a resolver as coisas que necessito e com certeza mais a tarde eu termine este lindo dia que não perderá seu brilho por conta de meus problemas, terminarei BORBOLETA.
Pois como diz o Evangelho de São Mateus: "Para cada dia basta o seu mal."
Outro que serve para o momento é: "Não diga a Deus que vc tem um  problema, diga ao problema que vc tem um GRANDE DEUS."
BOM DIA A TODOS!!!

"Quando Deus Aparece pra vc?"

Hoje me perguntaram: "Quando Deus aparece pra você?"


Resolvi pensar na resposta a dar e encontrei essa...



"É fácil dizer que quando acordo e abro os olhos, etc e tal, mas aí é muito simples pois é bem sabido que Ele está ao nosso redor sempre...

Mesmo quando não o vemos, mesmo que não o sintamos, mesmo quando não o escutamos.

Sei que nesses momentos, ao lhE dizer Obrigado todas as manhãs, tardes e noites, Ele está bem alí ouvindo o que digo e, creio, até mesmo sorrindo pra mim.

Mas em determinados momentos, no atropelar dos dias, das circunstâncias que exageram em tirar-me do sério, e olha que isso não é coisa fácil, sempre o vejo num sorriso de criança, me encanta mesmo, de maneira tal que parece que os problemas, por mais insolúveis que possam parecer de repente, desaparecem...

Ele está presente na canção que ouço agora e, que me introduz num introspecção veemente ao reconhecer nEle a grandeza e a majestade em tudo.

Ele aparece pra mim quando peço perdão, mesmo o imerecido, pois sei que perdão é um de seus nomes e Ele o dá independentemente do credo, da situação, do momento ou ainda do tamanho do erro.

Ele se mantém presente nos momentos de ira, ou quando numa situação triste, o eu quer por nEle a culpa, mesmo o eu sabendo que não é dEle tal culpa.

Ele está alí, ladeando-me naqueles momentos onde depois de muita resistência, uma lágrima (ou muitas), me vence e desce pelo meu rosto quente, como se escorressem de um coração em chamas sejam elas de tristezas ou de arrependimentos, emoções ou iras, exultação, adoração ou alegria.

Ele aparece pra mim agora, mesmo quando escrevo essas simples linhas nesse treco chamado pc.

E sei... Um respirar fundo, um olhar mais profundo;

Um tocar mais singelo;

Um falar mesmo que sussurado;

Um curvar-se mesmo que ajoelhado;

Um levantar-se mesmo que curvado;

Um abrir dos olhos, mesmo que lacrimejado;

Um sorrir, mesmo que doído ou escondido;

Pode sê-lo feito ante Sua presença, sob Seus atentos olhos, sob Seu indelével cuidar..."



Quando Deus aparece pra mim?

A resposta é: SEMPRE.

E pra você? Quando Ele aparece?

Anúncio da Quaresma em Maringá

Na última segunda (22/02/2010) as Comunidades Neocatecumenais de Maringá, Campo Mourão, Kaloré e Paranavaí estiveram reunidas para receber o Anúncio da Quaresma na Paróquia São Francisco Xavier.
Quase 400 pessoas atentas ao que Jesus anuncia nesta quaresma e nos preparando para a Páscoa.
Padre Justino à frente das comunidades como nosso catequista novamente, depois de 8 anos.
Quem esteve presente saiu com uma palavra de ânimo.
Breve no mês de maio/2010 na Capela Santa Cruz de Maringá, Catequeses para formação de novas comunidades. Não percam esse chamado e este convite à escutar o que Cristo tem a dizer.

23 de fev. de 2010

Terça - feira - 23/02/2010 - Que hoje seja borboleta!!!

Que hoje seja um dia que eu possa realizar os própositos e minha missão, sem perder a alegria que trago no coração.

Essa saiu no blog Paiçandu

Desde ontem está disponível na conta corrente do Conselho de Segurança de Maringá os quase R$30.000,00 para compra dos equipamentos para a continuação e manutenção do Projeto Visão de Liberdade. Este projeto é executado na Penitenciária Estadual de Maringá, onde os detentos gravam livros falados, fazem apostilas em braile e em relevo para serem enviados à Escolas do País todo (inclusive Portugal), para atenderem os alunos Portadores de Deficiência Visual dessas localidades.



É uma iniciativa que tem que ser divulgada e incentivada.







A grande entusiasta e uma das responsáves por esta liberação é a Rosinéia Diana Balbino, que representa a ANABB - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL, entidade que liberou os recursos.





A Rosinéia também esta com um projeto para ressocialização de menores em liberdade assistida, este para ser implantado em Paiçandu, porém é preciso parceria, ela diz: " sozinha é difícil, eu não posso fazer nada, apenas sei onde podemos captar recursos, mas tem que ter parceria. Assim como já liberou o recurso de Maringá, se aqui em Paiçandu tivesse tido interesse, já poderíamos estar dando a mesmo notícia boa."









E mais,







" A entidade dispõe de recursos para serem aplicados em projetos sociais para APENADOS (presos) e para MENORES EM LIBERDADE ASSISTIDA (inflatores cumprindo pena sócioeducativas).

Como em Paiçandu não temos Penitenciária, esse projeto pode ser feito para atender os menores, convido quem tiver idéias e projetos que atendem as exigencias para a liberação do recurso a me procurar para viabilizarmos o encaminhamento do mesmo e ver se no próximo ano Paiçandu não fica de fora.



Estas iniciativas e pessoas como a Néia que buscam revolucionar, tem de ser destacadas. Todos temos a ganhar.





http://paissanduonline.blogspot.com/2009/12/visao-de-liberdade.html

Amor amigo

Quanta falta vc faz!!!

Quantas pessoas vão ler e nem terão noção da pessoa maravilhosa que vc foi aqui na terra...

Quantas pessoas vão ter a oportunidade de ler isso aqui e ter uma recordação boa de vc!!! pois vc era 100% do bem!!!

Um verdadeiro anjo que caiu do céu e foi resgatado para continuar sua missão...

Nossas histórias vão das mais ilárias até a mais trágica!!! Sua morte até hoje sem explicação!!!

Quantos dias de angustia até compreender o propósito que Deus tem para a vida de cada um aqui nesta terra... Como é complicado esse negócio de ter que conviver com a falta de alguém querido... Como é dificil aceitar a dor da separação brusca... repentina... Quase 10 anos se passaram ... Num esqueço aquele dia 21. 10.1998... num sai da minha memória... a ultima vez que nos vimos foi no dia 12 de outubro... concidencia ou não ... DIA DAS CRIANÇAS!!!

Eramos duas eternas crianças!!! Vc foi em casa no final da tarde e como de costume conversamos até cansar no carro ... carro este que dias após vc foi encontrado morto em seu porta-malas!!!

Por ironia do destino no dia 12 reclamos do cheiro de comida estragada esquecida pela Zinha desde as últimas eleições do dia 3 de outubro dentro do porta- malas..

Jamais imaginei que seria nosso ultimo encontro...Ah se eu soubesse ... não teria deixado vc sair dali...

9 dias depois vc foi morar com Deus!!!

Demorei quase 8 anos pra descobrir através da religião o conforto de que a justiça é divina... que a justiça é de Deus!!! Dificil aceitar!!! Mas Deus realmente conforta os corações que o buscam...

Desde sua partida minha vida tem tomado rumos diferentes e sempre pra melhor!!!

Queria muito que vc tivesse aqui pra eu poder compartilhar cada conquista... mas sei que onde quer que vc esteja ... vc torce e vibra com cada conquista minha...

Hoje posso dizer que SOU FELIZ E REALIZADA...

Mas todos que convivem ou conviveram com vc e comigo sabem que se vc estivesse aqui aí sim a felicidade seria 100%

DESCANCE EM PAZ !!! MEU ETERNO AMIGO!!! MEU AMOR AMIGO!!!
Se pudesse ficaria horas e horas contando nossas histórias... nossa amizade foi e sempre será a mais verdadeira que já tive...


Hoje existe internet... tem orkut... tem msn.. e muitas outras tecnologias... tenho mais de 700 amigos no meu orkur... contados os de infância, os de juventude, os da faculdade e os dos municícios onde já morei e estudei ( Umuarama, Goioerê, Moreira Salles, Paiçandu, Campo Mourão e Maringá)...

Mas sinto falta de abrir minha página e ter um recado seu... apenas pra dizer um oi...

Não que não são importantes para mim meus amigos de orkut... cada um com sua particularidade e de alguma forma marcaram um pedacinho de minha existência...

Mas falta um PROFILE ... falta o seu !!!

que com certeza estaria com uma estrelinha, três caretinhas sorrindo, três quadradinhos azuis e três coraçõeszinhos vermelhos... rsrsrs

Ah! que falta vc me faz!!!

Nesta hora em que tenho um monte de novidade pra contar... um monte de coisa boa acontecendo... Um monte de sonhos sendo realizados daquela nossa época em que planejávamos...

Sonhos simples e bobos e que para nós tinha um imenso valor!!!

Saudades do seu aquário ... dos peixinhos e do jardim ... que hoje fuçando no Album da Sonia vi as fotos de Dona Didi sua mãe no jardim e me inspirei a escrever estas linhas!!!

O Jardim e a Chácara estão parecendo um paraíso... O paraíso que vc idealizava em sua mente se concretizou e hoje ao ver as fotos e recordar vc não contive as lágrimas de emoção por perceber que se encontra exatamente do jeito que vc sonhava e planejava... até parece que ao anoitecer vc conversa com as flores e as plantas para ficarem exatamente como vc planejou com a ajuda das mão divinas de Dona Didi...

Saudades de Dona Didi.. cúmplice de minhas cartas... guardava meus segredos confessos em cartas ... cartas que escrevia na emoção... e de coração!!!

Seu Augusto seu pai... Agora com Deus e com vc nos iluminando ainda mais nas noites estreladas... Anjos cuidando de nós aqui na terra!!!

ETERNAMENTE GRATA POR SUA BONDADE E AMOR POR MIM!!!
Ah se eu pudesse voltar no tempo...


E tivesse a oportunidade de reviver cada segundo que passei ao seu lado

Não precisava fazer nada ao seu lado pra estar bem... o simples olhar... já descobríamos o que o outro estava querendo dizer...

Confuso as vezes... confundi muitas vezes sua atenção por mim por uma amor de homem e mulher que no fundo nunca existiu de verdade... talvez apenas em minha imaginação fértil e apaixonada por grandes histórias de amor...

Na verdade vc foi pra mim o irmão que eu tenho... mas nunca esteve tão perto de mim como vc!!!

Foi o amigo certo... nas horas incertas...

Foi o amor amigo...

Foi o companheiro mais leal até os dias de hoje... alguém em que pude confiar plenamente e sempre me apoiou nas decisões certas e nas erradas me confortava ... mas não me reprimia...

Ah! Dú ... quantas vezes aos longos de nossos anos de amizade vc num saia do conforto de seu lar para atender um chamado meu?

Deixava até as namoradinhas pra trás para ir até mim... mesmo sabendo muitas vezes que por apenas capricho meu ou ciuminhos por não querer dividir sua atenção...

Se eu pudesse voltar no tempo e não terminar aqueles abraços prolongados de meia hora que a gente dava apenas pra passar a carência tamanha que nós dois sentíamos...

Descubro hoje o valor de uma verdadeira amizade!!! uma verdadeira amizade tem o valor da eternidade... infinita... misteriosa... assim como sua morte sem explicação ... é

o tamanho de nossa amizade e de nosso amor amigo!!!

Quantas vezes eu me pego pensando em vc!!!

Quantas vezes eu me pago revendo o nosso passado... passado este que um dia a gente sonhou em contar nas páginas de um livro... mas a nossa história que sonhávamos escrever não tinha um final trágico como sua vida terrena teve...

Mas era a história de dois sonhadores... que viviam em busca de uma vida melhor!!!

Pelo grande progresso que tive e tenho hoje constantemente em minha vida eu sinto que vc está ao lado do Pai ditando para ele escrever o resto de minha história... ou vice e versa ... AMO VC!!!
Nossa amizade nasceu como se não fosse passar de um semestre de aula...


Não tinha nada pra dar certo... o mais gatinho do colégio e eu nunca fui a mais gatinha...rsrsrs

Ganhei um monte de novas amigas em função de nossa amizade pois se aproximavam de mim pra te apresentar!!! rsrsrs

AH! Dú... quantas? um monte ... parecia que tinha mel... e as meninas pareciam umas abelhas... rsrsrs

Nossa amizade foi se fortalecendo depois das brincadeiras de "BEIJINHO" (Aquela de dar o lacinho no papelzinho de bala) e nos intervalos eram vários beijos...rsrsrs

As meninas passavam a tarde amarrando papeiszinhos para a noite te dar selinhos...rsrs

Tempo bom aquele...

E eu só com uma mão... sofria o dobro pra conseguir fazer o nózinho num papelzinho minusculo para ver se também ganhava um beijinho....rsrs

O dia que consegui... nossa nem acreditei... rsrs

Quando percebemos não conseguíamos mais ficar longe um do outro no colégio... o banquinho do lado direito da entrada do Colégio Bento mossurunga... era nosso ponto... todo dia... no mesmo horário... se quisesse nos encontrar ... estávamos lá...

Não existia malícia... não existia maldade... parecia um conto... pra nós não existia o bem e o mal... apenas o bem e o bem...

Nossa amizade cresceu tanto que atingiu o portão da rua do colégio e foi para nossas casas!!!

Minha mãe muitas vezes com a severidade de uma mãe enciumada nos colocou pra correr de dentro de casa... por mão acreditar em amizade entre homem e mulher!!!

Mas a gente nem ligava... pra nós não existia maldade!!!

Houve um certo tempo de confusão... até mesmo em meu coração... mas apenas serviu pra fortalecer ainda mais nossa amizade...

Houve brigas... discussões... chegamos a ficar de mal... rsrsrs 1 mês sem ´nos falar!!! o record!!! mas quando percebíamos ... olha nós de novo!!!

São detalhes que pra muitos pode parecer insignificantes... Mas que para mim serão inesquecíveis!!! Nunca mais consegui encontrar alguém como vc!!! MEU ETERNO AMIGO!!! MEU ETERNO AMOR AMIGO!!!

Caminho Neocatecumenal... Minha base...

Casamento/Família

Sonho de todos os que neste momento assim como eu, se sentem solitários e sozinhos no meio de uma multidão...
Hoje acordei com vontade de casar, de ter família junto de mim.

Hoje estou ESCAFANDRO

A pressão do dia de hoje e as decisões que foram tomadas e as que deixei de tomar... fazem com que neste dia 22/02/2010 eu me sinta escafandro.
Que amanhã seja borboleta... que eu me liberte de minhas amarras, de minhas dúvidas e de tudo aquilo que me impede de voar...

Eis a Escolha...


Neste tempo de Quaresma, tempo de reflexão e de olhar pra dentro de mim e fazer um balanço...
Que caminho estou escolhendo pra minha vida?
Quais as escolhas que faço neste momento de caminhada?
Momento de parar... respirar...E seguir adiante...Na certeza que Deus nunca me abandonará...
Está nas minhas mãos o poder de decisão...

20 de fev. de 2010

Mário Quintana

"SE ME ESQUECERES, SÓ UMA COISA, ESQUECE-ME BEM DEVAGARINHO."




Canção para uma Valsa Lenta



Minha vida não foi um romance...

Nunca tive até hoje um segredo.

Se me amar, não digas, que morro

De surpresa... de encanto... de medo...



Minha vida não foi um romance

Minha vida passou por passar

Se não amas, não finjas, que vivo

Esperando um amor para amar.



Minha vida não foi um romance...

Pobre vida... passou sem enredo...

Glória a ti que me enches de vida

De surpresa, de encanto, de medo!



Minha vida não foi um romance...

Ai de mim... Já se ia acabar!

Pobre vida que toda depende

De um sorriso.. de um gesto.. um olhar...





Bilhete

Se tu me amas, ama-me baixinho

Não o grites de cima dos telhados

Deixa em paz os passarinhos

Deixa em paz a mim!

Se me queres,

enfim,

tem de ser bem devagarinho, Amada,

que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...





OBS: UM DE MEUS PREFERIDOS!!!

16 de fev. de 2010

VISÃO DE LIBERDADE

Paula Goto (BB Paiçandu\ANABB), Paulo Daltro (AAFBB Nacional), Eduardo Pontes (AAFBB Pará), Ricardo e Toninho (CAP Maringá), Elaine Michel (Vice Precidente da ANABB) e Rosinéia Balbino( BB Paiçandu\ANABB)


Considerando o aumento da violência nos espaços rurais e urbanos, a sociedade tem se manifestado de forma crescente nas mobilizações em prol da paz.
A luta pela paz no mundo é incessante e diz respeito a diversos fatores, como tolerância, respeito, amizade e amor entre os povos e as pessoas.
Entendemos que, em nossa sociedade, a paz em sua plenitude só é possível com justiça social e defendemos a dignidade da pessoa humana como condição da própria humanidade.
É notório o envolvimento apaixonado do funcionalismo do BB nas ações sociais, desde os Comitês de Campanha Contra a Fome, de Betinho, passando por uma diversidade de atuações de seu voluntariado, até o engajamento político na luta por transformações sociais.
Lutando pela paz com justiça social e inclusão é que chegamos ao projeto "Visão de Liberdade", desenvolvido através de estudos de comitês multidisciplinares, Universidade, Penitenciária Estadual de Maringá, Conselho de Segurança do Município e sociedade.
O Projeto "Visão de Liberdade" visa contribuir para a reinserção social dos apenados através de sua valorização pelo trabalho e envolvimento em projetos sociais em que possam contribuir igualmente para a inclusão social de outros, de forma a perceber a sua importância na sociedade a partir da percepção de sua importância na vida das pessoas com deficiência visual.
No caso, os internos da Penitenciária Estadual de Maringá desenvolvem trabalhos voltados para pessoas com deficiência visual, reproduzindo livros didáticos para o ensino fundamental e médio. Eles realizam sua digitação em braile, trabalham suas figuras em alto relevo e produzem livros falados.
Após prontos, os materiais são distribuídos para a Universidade de Lisboa, em Portugal e para 129 municípios brasileiros, bastando a escola realizar o cadastramento no site do MEC para receber o material, que é dirigido para a educação de pessoas com deficiência visual.
Através de nossa participação na ANABB como representantes dos pós-98 solicitamos para o projeto "Visão de Liberdade" os recursos necessários para a ampliação da quantidade de obras reproduzidas e de apenados atendidos, contribuindo, desta forma, para a inclusão social das pessoas com deficiência visual e das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Projeto "Visão de Liberdade" é uma referência internacional e contou, por ocasião da solenidade de entrega dos recursos, realizada no no dia 29 de janeiro de 2010 nas instalações do Projeto, com a participação de diversas lideranças e entidades do funcionalismo, em uma verdadeira oficina para o intercâmbio de informações e a troca de experiências no universo da "Família Banco do Brasil".
Além das diversas entidades parceiras do projeto, participaram do evento Antonio Sérgio Longhini, Gerente Geral da Agência Paiçandu (PR), a Vice-Presidenta de Relações Institucionais da ANABB, Elaine Michel, o Diretor de Comunicação da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), Paulo Daltro, o Presidente da Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Pará (AFABB), Eduardo Pontes, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá, Claudecir de Oliveira Souza e os diretores do sindicato Vanderlan Polsaque, Israel Lobo e Antonio Luiz de Jesus.

Paula Goto e Rosinéia Diana Balbino

Representantes dos Pós-98 na ANABB

3 de fev. de 2010

VEM AÍ O LIVRO : "ESCAFANDRO E BORBOLETA"


O livro será maravilhoso e realmente nos mostra o quanto deixamos de ser felizes por nos ater as banalidades da vida, a valorização das pequenas coisas nos são enfatizadas nesta história.